MUSICAS

sábado, 13 de setembro de 2014

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE (BERÇÁRIO)

Para Ostetto planejar na educação infantil é planejar um contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas, que favoreçam a exploração, a descoberta e apropriação de conhecimento sobre o mundo físico e social.
O planejamento estaria prevendo situações significativas que viabilizem experiências das crianças com o mundo físico e social, em torno das quais se estruturem interações qualitativas entre adultos e crianças, entre crianças e crianças, entre crianças e objetos/ mundo físico. “Não é atividade em si que ensina, mas a possiblidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é que possibilita as crianças o acesso novos conhecimentos” (MACHADO, 1996, p. 8).

Ramos vem falar que organização do ambiente educacional que considera a criança como construtora ativa de conhecimentos orienta se pela permanente exploração de situações pessoalmente significativas e coletivamente agradáveis, nos quais o interesse que os bebes tem acerca do mundo é a mola que impulsiona a elaboração de suas ideias, comparações e significações de forma que eles possam consolidar aprendizagens com parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário