Para Ostetto planejar na educação infantil é
planejar um contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras
e significativas, que favoreçam a exploração, a descoberta e apropriação de
conhecimento sobre o mundo físico e social.
O planejamento estaria
prevendo situações significativas que viabilizem experiências das crianças com
o mundo físico e social, em torno das quais se estruturem interações
qualitativas entre adultos e crianças, entre crianças e crianças, entre
crianças e objetos/ mundo físico. “Não é atividade em si que ensina, mas a
possiblidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é
que possibilita as crianças o acesso novos conhecimentos” (MACHADO, 1996, p.
8).
Ramos vem falar que organização
do ambiente educacional que considera a criança como construtora ativa de
conhecimentos orienta se pela permanente exploração de situações pessoalmente
significativas e coletivamente agradáveis, nos quais o interesse que os bebes
tem acerca do mundo é a mola que impulsiona a elaboração de suas ideias,
comparações e significações de forma que eles possam consolidar aprendizagens
com parceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário