MUSICAS

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Projeto de Intervenção

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS

Aparecida Vieira de Souza
Lorrayne Claudino
Taís Guimarães Cantares

PROJETO DE ESTÁGIO       
Criança sujeito de direitos

INHUMAS
2014

Aparecida Vieira de Souza
Lorrayne Claudino
Taís Guimarães Cantares


PROJETO DE ESTÁGIO       
Criança sujeito de direitos


Projeto de Intervenção apresentada à disciplina de Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás UnU/ Inhumas, sob orientação da Professora Lindalva Pessoni Santos.

Inhumas
2014

1-    CARACTERIZAÇÃO DOS CAMPOS DE ESTÁGIOS

A Pré Escola Municipal Peralta está situada no setor Nipo Brasileiro no município de Inhumas/ GO, contendo quatro salas de aula, uma minúscula  sala que funciona a diretoria, a coordenação e a secretaria da escola, a cantina e 2 banheiros, um feminino e um masculino um pátio todo gramado com uma horta ao fundo e um parquinho.
A sala do 1° período é pequena e organizada com varias obras literárias em uma estante no fundo da sala ao alcance das crianças, um filtro de água no canto da mesma, várias gravuras na parede ao alcance do campo de visão das crianças.
As letras do alfabeto bem coloridas com figuras correspondentes, há também dois balões de EVA com as datas de aniversario das crianças, uma lista com todos os nomes ali frequentes na parede ao lado da janela, próximo a mesa da professora e ao calendário.
As mesas e cadeiras dos alunos são do tamanho deles e eles todos os dias têm o livre arbítrio de escolherem onde querem sentar, embora sejam todos em fila indiana separados em quatro filas com quatro lugares.
O outro campo de estágio é o CMEI Maria Caetano que está situado no setor Parque Santa Marta no município de Inhumas/GO. É uma instituição pequena e simples, com entrada direta para uma sala que funciona a coordenação, diretoria e a secretaria da instituição há dois corredores, no corredor direito vai direto para o refeitório, uma sala e a cozinha, no corredor esquerdo há mais duas salas.
No pátio se encontra a lavanderia e um parque temporariamente  impossibilitado de  uso, pois a grama está alta, há também um corredor que perpassa duas salas, uma sendo o berçário, este corredor é usada pelos bebes para tomarem sol e brincarem. 
Na sala do berçário há vários balões de EVA com as datas de aniversario das crianças, vários berços, um deles quebrado que as professoras utilizam para colocar as mochilas das crianças, um trocador que fica as caixas de fralda, um guarda roupa onde ficam as roupas utilizadas na instituição e uma estante no outro canto com uma televisão e um dvd, um chiqueirinho onde é guardado os brinquedos e uma mesa da altura das crianças onde poucas se sentam para de alimentarem sozinhas.

2-    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2-1 –Recorte temático
O lúdico é um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, uma forma de aprendizagem diferenciada que exige planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada, sendo um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio. É através da ludicidade que o educador pode desenvolver atividades que não sejam apenas divertidas, mas que, sobretudo, ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor em uma aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos
professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Quando a criança brinca, ela tem oportunidade de conhecer o mundo e se conhecer. A brincadeira com regras e atividades dirigidas, permite explorar os processos capazes de fazer o brincar funcionar de verdade, favorecendo, dessa forma, a construção do conhecimento e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Adquirindo ainda valores culturais e morais, sendo que as atividades lúdicas devem visar à auto -imagem, ajudando assim na auto-estima e no autoconhecimento, pois ajudam a imaginar a fantasia e a criatividade. Essa criatividade ajuda a adaptar essas crianças.
Com o trabalho de ludicidade em seus conteúdos na sala de aula, desperta ao aluno o querer e vontades estar presente nas atividades coletivas. Com esse trabalho, há contribuição para o aprendizado do aluno possibilitando ao docente o preparo cada vez mais de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno se desenvolva e interaja mais em sala de aula, seu
interesse aumenta, e consequentemente, aprende a proposta do conteúdo, estimulando assim, a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.
As atividades lúdicas podem contribuir significativamente p ara o processo de construção do conhecimento da criança, estudos comprovam que o jogo é uma fonte de prazer e descobertas para as crianças. Por exemplo, no faz-de-conta há presença da situação imaginária, no jogo de xadrez as regras padronizadas permitem a movimentação das peças, o próprio brincar na areia como encher e esvaziar copinhos requer a satisfação da manipulação do objeto. Já a construção de um barquinho exige não só a representação mental do objeto a ser construído, mas também a habilidade manual para operacionalizá-la. O brincar envolve o corpo devido à manipulação de objetos.
A criatividade é fundamental e é através dela que o indivíduo sente a liberdade de criar e recriar. Enfim, a estimulação, a variedade, o interesse, a concentração e a motivação são igualmente proporcionados pela situação lúdica. Se acrescentarmos a isso a oportunidade de ser parte de uma experiência que, embora possivelmente exigente, não é ameaçadora, é isenta de constrangimento e permite ao participante uma interação significativa com o meio ambiente, as vantagens do brincar ficam mais aparentes. Segundo Oliveira (1985, p. 74), o lúdico é: “(...) um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula à crítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto reconhecidos como uma das atividades mais significativas pelo seu conteúdo pedagógico social.” A ludicidade nos permite reconhecer a existência de uma modalidade de educação ainda desvalorizada por alguns, que trabalha apenas com atividades, assim, a criança acaba vivendo apenas em um mundo letrado, com muitas cobranças. Pode-se perceber que, para qualquer metodologia que a docente escolha usufruir, há interação, e sem dúvida segundo elas, é o melhor para o crescimento de seus alunos. Diante do reconhecimento da necessidade da ludicidade, sabemos que os professores das séries iniciais passam por dificuldades ao ensinar a leitura e escuta na sala de aula, observamos que muitos dos docentes têm procurado meios de aprimorar suas práticas pedagógicas por meio de metodologias diferencias, para que o aluno passe  a despertar o gosto pelas aulas. Visto isso, entende-se que o lúdico contribui para as práticas pedagógicas através de jogos, brincadeiras, contação de histórias, cantigas de rodas, teatro de fantoche, dentre outras.

2-2 Problematização:

Como proporcionar, nos campos de estágios, um trabalho efetivamente significativo por meio de brincadeiras e interações tendo em vista a perspectiva da criança como sujeito de direitos?

2-3- Justificativa:

Neste Projeto de trabalho coletivo, discute-se uma experiência de estágio supervisionado, a partir da observação participante, da prática de registros e da elaboração de propostas de intervenção junto com as crianças da rede de educação pública do município de Inhumas.
Ao observarmos atentamente o modo como as diferentes crianças brincam, é possível perceber que os usos que fazem dos brinquedos e a forma de organizá-los estão relacionados com seus contextos de vida e expressam visões de mundo particulares. Quanto mais as crianças vejam, ouçam ou experimentem, quanto mais aprendam e assimilem, quanto mais elementos reais disponham em suas experiências, tanto mais densa e rica será sua infância. E mais fundamental ainda, é o de observar essas crianças, para conhecê-las e somente assim poderemos proporcionar a elas os espaços e momentos adequados para que tudo isso aconteça e que sua infância seja rica de imaginação, fantasia, descobertas e redescobertas.
 As crianças para crescerem, necessitam viver e trocar com e entre pares, e a brincadeira é a melhor instância para a interação.

2-4- Referencial teórico
A educação infantil é considerada a primeira etapa da formação educacional consistindo na educação das crianças antes da sua entrada no ensino fundamental. A instituição atende crianças entre zero e seis anos de idade.
  A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) denomina a instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de Creche, e a instituição que atende crianças de 4 a 5 anos de idade de Pré – escola.
No Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, Lei 9394/96).
A educação infantil deve ser conceituada no sentindo mais amplo possível englobando as atividades educativas vivenciadas pela criança na família, na comunidade, no seu âmbito social antes mesmo de iniciar sua participação em instituições especificas de ensino.
As instituições de Educação Infantil devem incorporar as funções de educar e cuidar com qualidade advinda de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de todos os envolvidos, buscando-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre si e sobre o mundo. A ação conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma associada.
Assim, educar e cuidar são ações que devem ser planejadas, sistematizadas, organizadas, em gestões compartilhadas entre crianças, professores, educadores, pais, cada um deles portadores de diferentes culturas, portanto com diferentes concepções de cuidar. Por isso, é necessário que haja constante diálogo entre as diferentes culturas que circulam no interior das escolas para que o cuidar/educar sejam processos complementares e indissociáveis, que tenham como um dos objetivos a autonomia física, intelectual, emocional dos educandos.
2-5- OBJETIVOS 
2-5-1- Objetivo Geral:
Oportunizar as crianças o direito de viver plenamente a infância por meio de brincadeiras criativas e interações construtivas entre criança/criança, criança/adulto.

2-5-2- Objetivos específicos:

§                 Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais.
§                 Criar oportunidades de diálogo e interação entre as crianças.
§                 Desenvolver atividades interativas (musicas, danças de roda) que desenvolvam a afetividade e a socialização.
§                 Articular ações entre cuidado e educação;
§                 Propiciar ações que favoreçam a construção da identidade e autonomia da criança;
§                 Oportunizar experiências com as múltiplas linguagens;
§                 Incentivar a autonomia;
§                 Incentivar a participação de cada educando valorizando-os e estimulando os seus progressos;
§                 Permitir que as crianças se comuniquem livremente a fim de fortalecer laços de amizades, bem como fazer novos amigos;
§                 Respeitar o tempo de aprendizagem de cada um, bem como as competências e habilidades adquiridas ou não;
§             Proporcionar á classe momentos prazerosos, utilizando músicas, rodas de conversa, jogos, exibição de DVDs, dinâmicas recreativas, momentos de história, desenhos, pinturas, colagens, passeios.

2-6 ETAPAS PREVISTAS
v  *fundamentação teórica
v  *observação e vivência no campo de estágio
v  *estudos entre cuidar educar
v  *estudos entre teoria e prática
v  *elaboração dos registros e a síntese *
v  elaboração do pré projeto coletivo

2.7 RECURSOS E MATERIAIS DIDATICOS
§      Papel sul fite
§       Papel manilha
§       Cartolina
§       Revistas e jornais
§      Papel impresso: com exercícios para pintar, recortar e para colagens
§      Tesoura
§      Lápis preto
§       Lápis de cor
§       Canetinha
§      Canetão
§      Giz de cera
§       Cadeiras e mesa
§       Quadro negro
§      Régua
§      Massa de modelar
§      DVD

2.8 CULMINANCIA
Confraternização com a presença dos pais e educadores, som, dvd, socialização e exposição de trabalhos das crianças.

2.9 REFERENCIAS:
BRASIL. LEI N 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Setembro                1996. Editora do Brasil.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
OLIVEIRA, Vera Barros de. A brincadeira e o desenho da criança de zero a seis anos: uma avaliação psicológica.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil/ Maria Carmen Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn. – Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL: Lei 9394/96 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1.996.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O estágio supervisionado é o momento de transição entre o docente em formação e o profissional da educação. Neste sentido, é indispensável como componente curricular do curso de Licenciatura, uma vez que o graduando necessita se preparar para identificar e interpretar problemas e propor soluções para os problemas que enfrentará no cotidiano da profissão, além de ser o momento do graduando em descobrir  todas suas potencialidades e a de traçar metas a serem alcançadas em prol da aprendizagem do aluno. 
  Diante de todo o contexto que permeia a atuação profissional do docente, identificamos mediante esta vivência na creche e na pré-escola a importância do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador). 
  Ficou claro também para nós, que a educação de qualidade não é somente responsabilidade do professor, mais também da participação individual e coletiva da família, políticos, empresas, comunidade, principalmente na atuação do ensino público.
  A partir do estágio, é possível o  graduando descobrir se realmente é a vocação ser professor, caso ele descubra que não é, mesmo assim não se justifica falta de assistência ao aluno no exercício da profissão, ele deve fazer o melhor que puder, pois  vale lembrar que antes de tudo, a profissão docente lida com humanos que necessitam desenvolver a sua capacidade intelectual para conseguirem ter uma vida digna enquanto viver. O carinho, a atenção e o afeto são fundamentais na educação infantil, e é indispensável para que eles se sintam amados e seguros.
















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